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  • 17 de Abril de 2019

Vantagem competitiva: posicionamento no mercado pode ser o grande diferencial da sua empresa

Já se perguntou qual motivo faz um consumidor optar pelo produto da empresa A ao invés do item da B? O que diferencia essas opções são as vantagens oferecidas! Entendido, mas como alcançar essas vantagens? Apesar de não haver um manual a ser seguindo, um passo importante é delimitar como os potenciais clientes se comportam no mercado e como o seu produto pode melhorar a vida desses consumidores. Mas antes de fechar uma compra, organizações de todos os portes enfrentam um desafio em comum: os concorrentes. Por isso vamos te ajudar a sair na frente e alcançar a preferência do seu público.

Para obter uma vantagem competitiva bem estruturada, é necessário desenvolver diferenciais em relação aos seus oponentes, atingindo uma posição favorável no mercado empresarial. Assim, será possível trabalhar características que ajudam a sua marca a se destacar, como fatores ligados a atendimento, sustentabilidade e, é claro, qualidade.

Mas o que é vantagem competitiva?

Vantagem é utilizada para referir-se à diferença a favor de uma coisa em relação a outra, apresentando uma posição de superioridade difícil de ser ultrapassada. Já competitivo, diz respeito a alguém que está apto para enfrentar uma competição, gerando bons resultados. Nesse sentido, o termo trata-se do posicionamento elevado de uma empresa que motiva o consumidor final a priorizar uma marca e não a sua concorrente.

Esse conceito ajuda a determinar as particularidades que distinguem duas ou mais companhias do ponto de vista dos clientes. Por exemplo, quando uma organização oferece preço baixo, diversas formas de pagamento, entrega rápida e produtos exclusivos, ela pode ser vista como forte potência no mercado.Dessa forma, a vantagem contribui para fazer uma organização crescer, aumentar as vendas, ampliar seus pontos fortes e ser desejável

A vantagem competitiva ainda pode ser entendida como uma situação onde se pode atrair novos clientes a partir de pontos que não podem aplicados a outros negócios. Esse é o grande segredo, ter nas mãos ferramentas que tornem o estabelecimento único. Algumas dessas propriedades podem ser observadas no conceito sistematizado por Michael Porter.

As 5 forças de Porter colaboram para materializar essas vantagens:

Rivalidade entre concorrentes

Hoje, o mercado apresenta uma realidade de forte exploração de recursos, assim, a concorrência e a necessidade de se destacar se tornam essenciais para ganhar vantagem. Essa competição é fundamental entre empresas, criando características que levam a busca por melhorias dentro de todos os segmentos.

Poder de negociação dos clientes

As empresas devem entender que o cliente tem o poder de escolha! Se antes as organizações dominavam grande parte da jornada de compra, hoje o consumidor participa inteiramente do processo de negociação, baseando suas escolhas nas informações do produto, condições de pagamento e qualidade do que é oferecido.

Poder de negociação dos fornecedores

É indispensável que a organização possua profissionais capacitados para negociar com os fornecedores. Isso permite adotar uma postura flexível quanto aos valores e formas de pagamento, o que gera vantagem diante dos concorrentes.

Ameaça de entrada de novos concorrentes

Ameaça? Isso mesmo! Ela pode surgir com a entrada de novos concorrentes em um mercado já existente. Uma empresa que estava em destaque pode deixar esse posto em consequência da abertura de novos negócios. Logo, é importante permanecer antenada às tendências para não perder espaço entre os clientes.

Ameaças de produtos substitutos

Já parou para pensar como é difícil lançar um produto novo? Principalmente se o mercado desse item estiver saturado. Nesse cenário com alta rotatividade, novos produtos são sempre desenvolvidos e as empresas já consolidadas precisam acompanhar as tecnologias para produzir mercadorias diferenciadas.

Você realmente conhece a vantagem competitiva do seu negócio?

Em meio a uma rotina acelerada de trabalho, você já parou para pensar sobre os fatores que tornam a sua marca única? Para responder essa pergunta, entenda as especialidades responsáveis por estruturar o seu negócio. Separamos 6 vantagens competitivas para te ajudar com isso:

1) Localização da empresa: sua empresa tem uma localização estratégica? Essa é uma ótima vantagem competitiva! Para saber se um negócio tem boa localização é só perguntar se o seu público tem acesso facilitado a ele. Esse diferencial ajuda no funcionamento, logística, simplifica o transporte dos funcionários e o acesso dos clientes.

2) Valor do produto ou serviço: muitos consumidores não consideram apenas o valor na hora de finalizar suas compras, mas esse fator continua sendo uma vantagem determinante. Ofertar um produto ou serviço de qualidade com um valor menor, com certeza atrai novos clientes e fideliza os já existentes. Promoções, descontos e preços baixos despertam interesse de compra no público.

3) Qualidade no atendimento: como é o relacionamento com seus clientes? Atendimento qualificado pode ser decisivo na hora de fechar ou não uma compra! Os consumidores querem ser bem tratados, ter atendimento personalizado e uma experiência de compra única. Por isso, um atendimento singular ajuda a colocar o seu negócio em evidência.

4) Design consolidado: uma comunicação visual forte também atua como fator de diferenciação, pois um design atraente gera lembrança e ajuda os consumidores a preferir a sua marca.

5) Assistência técnica capacitada: esse indicador ajuda a empresa a ter capacidade técnica qualificada em todo território de venda do produto, assumindo a responsabilidade de resolver, de forma rápida e eficaz, possíveis problemas.

6) Feedback detalhado: o feedback dos seus clientes, funcionários e até mesmo dos fornecedores auxilia a executar melhorias em amplos processos. Esse conhecimento sobre o atendimento e serviço é essencial para realizar mudanças positivas.

Investimento em TI gera vantagem competitiva?

No cenário corporativo, a tecnologia da informação se apresenta como instrumento para desenvolvimento empresarial. Ela modifica a dinâmica do mercado através de inovações que possibilitam que empresas atuem em novos nichos, atingindo seus potenciais clientes e tornando seu empreendimento mais rentável. Assim, a TI permite que uma companhia utilize recursos para modificar procedimentos, definir estratégias e consolidar a marca, mesmo que a tecnologia não seja o foco do negócio.

Entendeu como a vantagem competitiva pode funcionar a seu favor? Então é hora de analisar o desempenho do seu negócio, destacando os fatores que você considera como favoráveis. Delimite os seus diferenciais, trabalhe para potencializá-los e descubra outros pontos que influenciam sua empresa a longo prazo.

Para facilitar esse gerenciamento, você pode contar com a ajuda de um software de gestão, como o ProGestor. O ERP Prorius é um sistema especializado em gestão industrial e comercial, responsável por atender todas as suas necessidades de compra, produção e venda. Ele automatiza métodos internos, oferece maior controle financeiro e de estoque, gera relatórios, emite notas fiscais, entre outras vantagens. Quer realizar um teste utilizando nosso sistema? É só entrar em contato com a nossa equipe pelo site ou redes sociais!