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  • 26 de Fevereiro de 2019

Gestão de PDV: Qual a importância de um gerenciamento eficiente?

Comércio tradicional x varejo eletrônico, quem será que sai ganhando nessa corrida onde o pódio é a atenção do consumidor? Por apresentar estruturas de vendas diferenciadas, os dois modelos de negócios necessitam de estratégias comunicacionais distintas para suas atuações. Através do crescente fluxo de compras em e-commerces, muitos empresários começaram a buscar alternativas para potencializar a distribuição do PDV em suas lojas, afinal, é nesse local que a ligação entre mercadoria e cliente é estabelecida. Mas uma coisa é fato, seja no ambiente físico ou virtual, o investimento em tecnologia qualificada é um importante aliado para facilitar a gestão da empresa.

Mas afinal, o que é o PDV?

O PDV, ou Ponto de Venda, é o local onde consumidor e produtos se relacionam, possibilitando a futura compra dessas mercadorias. Mas será que o termo só significa isso? De jeito nenhum! Ele também se refere aos equipamentos de frente de caixa utilizados para efetuar as vendas, sendo responsável por finalizar a compra, emitir as notas ficais e participar da experiência do consumidor.

Esse sistema atua de forma integrada com a gestão do negócio, unindo setores que vão da compra das mercadorias até a sua venda final. Nesse último momento, o software presente na ferramenta busca informações cadastradas na mesma hora em que registra o produto, retirando-o do estoque, atribuindo a comissão ao vendedor (se for o caso), emitindo relatórios e facilitando o gerenciamento do estabelecimento.

Através desses fatores é possível simplificar a rotina empresarial, principalmente com a retaguarda na nuvem, que possibilita maior segurança, mobilidade para mensurar resultados e emissão de documentos fiscais. E por falar em notas, existem inúmeras soluções de PDV que oferecem a emissão da NFC-e, Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, que é um documento inserido no SPED com o objetivo de substituir os cupons fiscais de venda. Essa automatização é fundamental para descomplicar demandas internas, pois com um terminal simples, onde se inclui os preços manualmente, não é possível ter informações integradas.

A utilização de um ERP bem estruturado melhora o desempenho das vendas, aperfeiçoa a gestão, analisa números de forma eficiente e prepara a empresa para prováveis problemas operacionais. Ele também ajuda a obter informações sobre o comportamento e decisão de compra do consumidor, tornando os dados coletados indispensáveis, pois proporcionam que todas as áreas da empresa atuem de forma coesa.

Muitos benefícios, né? Separamos outras dicas para melhorar ainda mais a gestão do PDV!

Gerenciamento do estoque

É muito importante ter os produtos bem-dispostos dentro do estabelecimento, mas além disso, eles devem contar com um gerenciamento eficiente de estoque. Não adianta a loja estar organizada e não haver mercadoria para ser comercializada. Então, para manter o controle do estoque com os dados do que entra e sai, a gestão das mercadorias deve ser prioridade para os empresários.

Recursos tecnológicos

As análises das informações da empresa também são essenciais para planejar as ações realizadas no PDV. Hoje, os recursos tecnológicos auxiliam tanto o negócio quanto os consumidores, pois com esses sistemas especializados é possível monitorar em tempo real dados como estoque, preços, ações e outros números.

Leitor de código de barra

Essa ferramenta tem grande utilidade na gestão do PDV, pois facilita o cadastramento de mercadorias e dá baixa nos produtos quando eles são vendidos pelo operador de caixa. O que automatiza e agiliza a gestão do estoque, mantendo todos os dados atualizados.

Impressora para notas fiscais

Esse aparelho é imprescindível para a geração das notas fiscais. Com ele a empresa evita problemas com a Receita Federal ou com a Secretaria da Fazenda, além de permitir que os clientes tenham nas mãos uma versão física do comprovante da transação.

Sistema de gestão

A utilização de um sistema de gestão ajuda a agilizar os processos internos, integrando todos os setores gerenciados e centralizando as informações em um mesmo lugar. Assim, é possível ter uma visão geral e maior controle dos aspectos envolvidos na organização dos departamentos da empresa.

Fluxo de caixa

Ele é responsável por acompanhar toda a movimentação financeira, determinando todas as entradas e saídas. Esse controle financeiro é essencial para aproveitar ao máximo o orçamento e observar o fluxo de recursos. O software de caixa contribui com esse controle, sendo possível conferir os recebidos e notas fiscais e evitar a perda de controle dos números.

Equipe bem treinada

Seu ponto de venda deve caminhar unido com a equipe responsável pelo setor. Ambos devem atuar em conjunto para melhorar a experiência de compra, a gestão e o atendimento ao cliente.

Aumentar as vendas é um desejo que aflora nas estratégias de negócios de todas as empresas, assim como alcançar o seu lugar no mercado. Uma gestão eficiente pode ajudar com isso, pois o PDV é uma parte importante das vendas realizadas. Com esse gerenciamento é possível auxiliar na compra de mercadorias, estoque, disposição e maximizar a receita obtida.

Para entender a real relevância do ponto de venda é só analisar que ele é o final de toda a jornada de compra do cliente dentro da loja, então essa é a última oportunidade para fidelizar o cliente antes que ele sai do estabelecimento. Mas como conseguir isso através do PDV? Por mais complexo que a rotina de um ponto de venda possa parecer, ela pode se tonar mais produtiva com um planejamento eficiente, equipe bem treinada e com a ajuda de um sistema automatizado integrado. Com um sistema de gestão para empresas, como o ProPDV, é possível agilizar os processos internos da empresa e ter domínio sobre o gerenciamento de todos os setores do negócio.