BLOG

  • 10 de Janeiro de 2020

Tendências em tecnologia para 2020

Foi rápido, mas chegou: 2020 já bateu na porta e começou com força total. Mas sabe o que veio com ele? Muitas tendências em tecnologia que prometem emergir, ou ganhar mais força, durante os próximos meses. Se você, assim como a gente, ama ficar sempre antenado nos principais avanços tecnológicos que surgem ano após ano, esse conteúdo foi pensado especialmente para você. Então, embarque com a gente por dentro dessas novidades.

Em um mundo cada vez mais digital, nos perguntamos “o que pode vir a seguir?” A realidade é que sempre surgem novas apostas em tecnologia para ficar de olho. Vamos conferir?

1 ) Personalização

O surgimento da sociedade pós-digital contribuiu para a mudança em direção a personalização, através de empresas que já nasceram digitais ou passaram por essa transformação. A distribuição de dados via redes sociais, as interações por assistentes virtuais e o uso de dispositivos inteligentes colaboraram para a construção desse cenário. Assim, foi criado a ilusão de que uma organização pode atender a qualquer necessidade, não importando o quão customizada ela seja.

2 ) Assistentes virtuais e de voz

Essa tecnologia promissora já vem nos cercando há algum tempo. Porém, ainda é necessário desenvolver os bots para alcançarem uma comunicação mais humanizada, afinal, a tendência é que essas interações de consumo sejam cada vez mais entre pessoas e robôs e não só entre pessoas. Mas a autonomia das máquinas ainda conta com um ponto fraco, a “impessoalidade” presente na comunicação com os consumidores. Por isso, empresas ainda optam por um atendimento híbrido, que se mostra eficiente na rotina empresarial.

3 ) Privacidade e individualização

Esse tópico é alvo de grandes discussões, afinal, muitos negócios ainda não estão preparados para garantir a segurança dos dados pessoais dos seus clientes. Com isso, surgem iniciativas, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que asseguram os direitos fundamentais de liberdade e privacidade. Tendo como objetivo regulamentar o tratamento de informações de usuários por parte das organizações e alterar a maneira como os setores protegem suas bases de dados. Os consumidores estão mais conscientes de que suas informações devem permanecer em segurança.

4 ) A‑commerce

O A-commerce, ou Comércio Automatizado, é uma tendência que busca facilitar a rotina de profissionais que trabalham com comércio eletrônico, possibilitando que, a partir de tecnologias como inteligência virtual, eles tenham mais tempo para se dedicar a demandas mais estratégicas. O conceito está relacionado ao poder de escolha não mencionado, já que o cliente poderá ser exposto a opções predefinidas.

5 ) Inteligência Artificial

A evolução da Inteligência Artificial já é uma realidade há algum tempo dentro do segmento empresarial, causando grande impacto no setor. Com o seu avanço, aumenta o número de corporações que investem constantemente no mecanismo para se relacionar com seus clientes. Entre esses investimentos estão ações automatizadas, assistentes virtuais e chatbots, ajudando em soluções de solicitações repetidas e auxiliando em etapas do processo de venda.

6 ) Data Science

Data Science, ou Ciência dos Dados, promete ganhar ainda mais força nos próximos anos. Mais do que examinar números de forma isolada, o conceito faz a verificação de dados de maneira inteligente, gerando vantagem competitiva. Assim, é possível apurar, entender e avaliar utilizando inúmeras áreas do conhecimento. Essas informações poderão auxiliar durante a tomada de decisões e no crescimento empresarial.

7 ) Coisas Autônomas

As Coisas Autônomas são dispositivos físicos que utilizam Inteligência Artificial para automatizar atividades efetuadas anteriormente por seres humanos. As formas mais conhecidas dessa tecnologia são robôs, drones e aparelhos autônomos, que exploram a Inteligência Artificial para proporcionar comportamentos avançados que possam interagir naturalmente com ambientes e pessoas. Com a regulamentação e a crescente aceitação por parte da população, as Coisa Autônomas tendem a ser implantadas em espaços públicos não controlados.

8 ) Automação de Processos Robóticos (RPA)

Já falamos por aqui como empresas vêm delegando tarefas repetidas a robôs. Chamada de Automação de Processos Robóticos (RPA), a tecnologia tende a simplificar os fluxos de trabalho e automatizar processos de negócios. Usando essa ferramenta, uma empresa pode configurar um software, ou robô, para realizar diversas tarefas, agilizar operações e reduzir custos.

Nos últimos anos, as mudanças tecnológicas têm causado imenso impacto no setor. Permanecer constantemente atualizado já não é suficiente, é preciso pensar sempre à frente. Por isso, acompanhar essas tendências que ganham amplitude é essencial para não perder espaço no mercado de atuação. A tecnologia possibilitou o aumento de ferramentas que favorecem procedimentos diários dentro das empresas.