BLOG

  • 10 de Janeiro de 2020

Qual a importância da tecnologia para pequenas empresas?

Se você é empreendedor, possivelmente essas perguntas a seguir já passaram pela sua mente em algum momento: por que investir em tecnologia? Será que esse investimento traz retorno? Isso não é exclusivo para empresas grandes? Calma, é normal surgir dúvidas quando falamos a respeito de investimento tecnológico. Por isso, criamos esse conteúdo para te ajudar a entender a relação estabelecida entre pequenas empresas x TI, colaborando para que seu negócio consiga galgar novos degraus dentro do seu setor de atuação.

É notável que o advento da tecnologia modificou o cenário global em relação a forma como nos relacionamos em sociedade e gerimos nossas vidas. Esses avanços possibilitaram uma ruptura a processos obsoletos que condicionavam a rotina empresarial. Dessa forma, buscar ferramentas que auxiliam na otimização do trabalho e maximização do tempo passou a ser uma constante dentro do ambiente corporativo.

Nesse cenário, despontaram sistemas operacionais que foram desenvolvidos com intuito de aprimorar a gestão organizacional, utilizando com propósito o fluxo de informação gerado diariamente dentro das companhias. Essa série de tendências que emergiram nos últimos anos criou a necessidade de microempreendedores se reposicionarem diante desse novo panorama.

Uso de tecnologia qualificada em pequenas empresas

Sabe aquele anseio por novas oportunidades e pela possibilidade de crescer profissionalmente? Uma empresa em expansão pode contar com as Tecnologias da Informação como engrenagem para dar uma guinada nessa meta! Mas como alcançar isso na prática? Primeiramente com uma mudança de mentalidade, entendendo que o conceito vai muito além do que apenas adquirir novos computadores e equipamentos. Afinal, não adianta construir um parque tecnológico sem sistemas que possam, de fato, facilitar o cotidiano operacional, as tomadas de decisões e a movimentação de dados.

Investir em tecnologia é uma forma de assegurar de que um negócio, independentemente do porte, esteja preparado para atuar em um mercado com alta concorrência. Esse investimento para micro e pequenas empresas é uma característica que auxilia na profissionalização e redução de custos estruturais. Vamos conferir outros benefícios?

Agilidade no trabalho

Essa é uma das grandes dificuldades enfrentadas por pequenas empresas quando comparadas a grandes corporações que atuam no mesmo segmento. Ser ágil para atender as demandas dos clientes é essencial para fidelizar e satisfazer esses consumidores. Ter uma organização bem consolidada ajuda a alcançar rapidez durante os procedimentos, o que facilitado pelo uso de tecnologias qualificadas.

Otimização de processos e aumento da produtividade

A tecnologia é uma potente ferramenta para otimizar o trabalho, permitindo o aumento da produtividade. Dessa forma, os colaboradores diminuem o tempo que passam realizando tarefas automáticas e podem se dedicar para encontrar soluções que atendam as solicitações da companhia. Quanto menos tempo o colaborador passa efetuando tarefas mecânicas, que podem ser executadas por softwares, mas tempo ele terá para se dedicar ao crescimento do ambiente de trabalho.

Rotinas e procedimentos inteligentes

A Tecnologia da Informação veio para atuar positivamente em praticamente todos os setores de uma organização, criando rotinas e procedimentos inteligentes. Mas o que isso significa? Essas ações efetuadas no dia a dia, que não necessitam de compreensão humana, seriam realizadas de forma automática através da utilização de softwares específicos.

Gestão de informações mais eficiente

A tomada de decisão, mesmo em pequenos negócios, necessita de uma gestão eficaz das informações dispostas. O atendimento ao cliente, por exemplo, precisa de dados característicos, assim, uma empresa que conta com um armazenamento de arquivos estruturado alcança inúmeros benefícios, bastando apenas o acesso ao software de gestão para obter uma resposta rápida.

Otimização de recursos

Custo! Está aí uma palavra que faz empresários hesitarem na hora de decidir onde seu capital será aplicado. Mas nesse ambiente é essencial analisar todo o cenário proposto com intuito de entender como cada ação efetuada poderá reverberar em retorno positivo. Afinal, o uso da tecnologia para pequenas empresas é, antes de tudo, uma necessidade de se adequar à nova realidade e destinar os recursos de forma efetiva.

A democratização do acesso à tecnologia possibilitou sua disseminação no ambiente corporativo. Essa transição foi concretizada pela adoção de sistemas que se demonstraram eficientes na gestão empresarial. Com isso, observou que esses processos podem ajudar a alcançar mudanças significativas a curto, médio e longo prazo, crescendo a consciência de que TI não é custo, e sim investimento.