BLOG

  • 07 de Novembro de 2019

5 mitos e 1 verdade sobre software de gestão

Se tem uma coisa que sempre falamos por aqui é sobre os desafios enfrentados para alcançar uma gestão empresarial eficiente. Supervisionar produção, gestão, funcionários e demais processos não é simples. Além de superar os obstáculos que surgem durante esse percurso, os empresários devem permanecer antenados as inovações que emergem a todo momento. Mas como se adaptar a esse cenário? Não tem mistério, a tendência que vem ganhando espaço no mercado é o investimento em gestão qualificada!

Se você está aí se perguntando que ferramenta pode te ajudar com isso, a gente te conta pra já: ERP, ou Enterprise Resourse Planning, que possibilita a criação de um fluxo de informação único, constante e automatizado. Com essa solução podemos integrar dados, utilizar tecnologia na tomada de decisões e potencializar operações.

Esse sistema se consolidou por transformar o gerenciamento empresarial. São tantas as funcionalidades que fica fácil entender porque surgem dúvidas sobre o assunto. Para te ajudar a eliminar algumas dessas questões, selecionamos 5 mitos e 1 verdade sobre o tema pra você ficar de olho. Vamos conferir?

Mitos

A implantação é lenta e demorada

Um dos passos mais importantes antes da aquisição de um ERP é o planejamento, para que tudo ocorra como foi idealizado. Após essa etapa, pode surgir o questionamento: “será que terei que passar por um longo período de implantação”? Apesar de ser uma dúvida frequente, a realidade é que empreendimentos bem-sucedidos conquistam sucesso justamente por utilizar tecnologia.

Então, com um cronograma sistematizado, é possível cumprir os prazos estabelecidos. Através de um procedimento bem conduzido, com um software especializado e equipe comprometida, dificilmente essa ação irá ultrapassar o calendário planejado.

Software de gestão empresarial é caro

Será que todo ERP é caro? Mito! Atualmente, os empreendedores que oferecem esse serviço contam com valores que se adequam às necessidades e tamanho de cada negócio. Mesmo assim, há quem diga que ERP é custo, quando ele é de fato um investimento, afinal, o software aumenta a lucratividade, reduz o retrabalho e gera vantagem competitiva. Com esse modelo, você tem retorno sobre a aplicação realizada.

O ERP não conta com suporte

Esse é outro ponto importante, já que sua empresa estará investindo em um novo dispositivo. Ao fechar a parceria com um fornecedor capacitado, você sempre poderá contar com suporte, seja para solucionar dúvidas sobre a instalação ou para resolver problemas. Antes de escolher um software, entenda o que o distribuidor pode te oferecer e se ele atenderá todas os seus anseios.

ERP é coisa de empresa grande

Já se questionou sobre isso? Esse pensamento se torna uma barreira que afasta muitas pessoas da decisão de apostar em um software de gestão. Essa solução promove o uso de instrumentos tecnológicos para aperfeiçoar operações, fator fundamental para obter competitividade. Dessa forma, qualquer negócio que deseja utilizar com potencialidade seus recursos pode se beneficiar de um ERP, independentemente da sua dimensão. Por ser flexível, seus custos são proporcionais ao porte da instituição.

Os sistemas são muito complexos

A função do ERP é exatamente simplificar! Quando implementado, ele integra informações de forma centralizada. Ao contrário do que muitos gestores pensam, não será necessário quebrar a cabeça para descobrir como os recursos funcionam. A implantação de um bom ERP conta com treinamentos para que a equipe utilize o software sem dificuldade e aproveite todo o seu potencial.

Verdade

O planejamento torna-se mais estratégico

O ERP te dá uma mão com a parte burocrática, assim, você ganha tempo para pensar no futuro da sua empresa! A integração executada pelo software facilita os processos cotidianos e otimiza o trabalho dos funcionários, assim, os profissionais poderão se dedicar ao planejamento estratégico da companhia. O método, além de conceder a anexação de dados, fornece análises de desempenho e elaboração de relatórios que auxiliam em decisões estratégicas. Dessa forma, o gestor dispõe de informações reais, objetivas e seguras.

Para maximizar a rotina de trabalho, organizações de diversos segmentos e tamanhos passaram a investir em tecnologia qualificada para ampliar sua produção, afinal, pequenas, médias e grandes corporações podem se beneficiar de suas funcionalidades. Com um sistema integrado, sua marca ganha mobilidade, acessibilidade e segurança. Quer apostar em um ERP e desfrutar de todas as suas potencialidades? Então, conta com a gente!