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  • 23 de Agosto de 2019

Qual a importância do controle de estoque?

Sua empresa é um corpo, com todas as particularidades possíveis! Como ocorre nesse sistema, existe a demanda de que todos os órgãos estejam funcionando em harmonia. E é dessa forma que acontece com a sua marca também, afinal, para alcançar uma gestão eficiente, é fundamental que cada parte desse organismo se interligue em comunicação, ação e objetivos. Já parou para analisar esse cenário dentro da sua rotina de trabalho? Se esse questionamento nunca passou pela sua cabeça, possivelmente, algum membro desse corpo pode estar encarando desafios para realizar suas funções naturais. Nessa matéria, vamos abordar um dos pilares dessa integração: o estoque.

Longe da zona de visão dos clientes, esse departamento é responsável por manter as engrenagens do seu negócio em constante movimento. Toda empresa necessita de um estoque ordenado, que pode ser obtido através de uma gestão eficaz que abrange desde a quantidade de produtos até como eles são armazenados. Com esse controle, é possível dispor de informações de entrada, saída e valores correspondentes aos itens que serão distribuídos. Mas para ter acesso a esses dados, é indispensável investir em tecnologia qualificada, seja qual for o porte empresarial.

Quando se tem em mãos um sistema personalizado, a automação gerada auxilia o gestor a ter visão ampla sobre sua marca. Essa aproximação de áreas distintas facilita o acompanhamento de todos os processos da companhia, assim, os produtos entregues pelos fornecedores são registrados e identificados com mais facilidade. As saídas das mercadorias também passam por modificações, gerando notificações que facilitam a auditoria das vendas.

Como o controle de estoque pode ajudar minha empresa?

Se você enfrenta dificuldade na hora de alinhar produção atual com projeções futuras, ter um estoque controlado poder ser a ferramenta ideal para te ajudar a resolver esse impasse. Quando não se tem um sistema coordenado, surgem obstáculos que impedem o cumprimento dos prazos de entrega e a obtenção de rentabilidade. Já quando se emprega um ERP sistematizado, o gestor consegue acompanhar a previsão da demanda e prevê o que será comercializado para saber quando adquirir novos produtos. O recurso ainda facilita o gerenciamento de informações e reduz o custo de produção.

Com o aumento natural da competitividade, é essencial adotar práticas que proporcionam um controle de estoque hábil. Quando isso ocorre, os itens passam a ser organizados de forma que facilite sua identificação, garantindo aumento da produtividade. Assim, o empresário evita a compra de mercadorias em excesso, afinal, estoque parado é dinheiro parado.


Vamos conferir outros benefícios de investir nesse controle?


1. Maior padronização

2. Monitoramento constante dos processos

3. Controle de armazenamento

4. Definição da quantidade de produtos

5. Otimização do tempo

6. Redução de desperdícios

7. Controle de gastos

Por que utilizar um ERP para controlar o seu estoque?


Com o aumento em investimentos tecnológicos, foi possível a adoção de métodos que viabilizaram o aperfeiçoamento do controle de estoque. O ERP, por exemplo, evita falhas humanas, permite a automação de processos e proporciona maior precisão no controle. A realidade é que quem não se adequa a esse ambiente acaba perdendo espaço no mercado.

Compreender a rotatividade de produtos ofertados é necessário para que o empresário tenha a estimativa sobre a produção. O sistema de gestão integrado faz o acompanhamento do histórico de vendas de cada cliente, auxiliando na identificação do fluxo de entrada e saída das mercadorias. Assim, o gestor consegue programar a sua produção para cumprir os prazos de entrega, prever a oscilação do mercado e evitar que itens fiquem encalhados.

Lembra que falamos que sua empresa é um corpo? Exatamente! Cada setor, inclusive o estoque, é responsável por tarefas individuais que, quando unidas, compactuam para o pleno funcionamento organizacional. E se tem uma coisa que pode te ajudar com isso é ter um estoque otimizado! Através de práticas simples – e extremamente eficientes – você consegue transformar o cenário do seu negócio e alavancar suas vendas.