BLOG

  • 23 de Agosto de 2019

Big Data: transformando dados em insights relevantes

Com o início da jornada digital, a utilização dos dados passou por modificações ao longo da sua evolução. Tudo mudou, e como mudou! Informações superficiais deram espaço a conteúdos concretos e efetivos. Essa alteração se tornou diferencial competitivo para as empresas, permitindo a transformação de materiais em insights relevantes para futuras tomadas de decisões. Entretanto, nem sempre quem tem acesso a esses resultados consegue compreender a complexidade que envolve o recurso de converter informação bruta em valiosa.

Através da necessidade de se destacar no mercado e ofertar produtos alinhados aos desejos dos clientes, a aplicação do Big Data vem crescendo em ritmo acelerado. Os negócios perceberam nesse conceito a possibilidade de enfrentar a competição acirrada e suprir as vontades dos consumidores, que demandam por procedimentos rápidos, com preços baixos e alta qualidade. Dessa forma, é preciso encontrar formas de melhorar a experiência do cliente, reconhecer seus hábitos e identificar suas preferências.

Afinal, o que é Big Data?

Espera, Big o quê? Se você ainda não está familiarizado com o termo, pode deixar que a gente explica direitinho para você. A expressão é usada para descrever o volume de dados, estruturados ou não, gerados pelas organizações diariamente. Seu grande diferencial está associado à oportunidade de cruzar elementos para obter insights que apontarão para decisões ágeis e ações estratégicas. O Big Data é ordenado em 5 fundamentos: volume, velocidade, variedade, valor e veracidade. Quando uma marca emprega essas ferramentas para realizar suas análises, ela consegue conquistar informações significativas que irão colaborar para o seu crescimento.

A mudança no perfil dos consumidores criou a urgência das companhias buscarem alternativas para se destacarem frente aos seus concorrentes. Os dados coletados que utilizam Big Data são determinantes para avaliar a interação com a população. Muitas dessas respostas obtidas contribuem para a redução de custos, economia de tempo e avanço de novos produtos.

Como Big Data pode influenciar no varejo?

Com a crescente exigência por automação, as empresas começaram a apostar em tecnologia para otimizar suas atividades e atrair novos públicos. Contudo, é no varejo que esse fluxo ganha força total, afinal, esse segmento necessita de soluções especializadas para explorar diferentes fontes de dados e criar insights personalizados.

Construir um relacionamento consolidado com os clientes é fundamental nesse setor. Sabe o que pode te ajudar? Isso mesmo, Big Data! As informações geradas permitem o desenvolvimento de análises que colaboram para as empresas se manterem atualizadas sobre as principais tendências do mercado. Assim, os varejistas precisam identificar a melhor forma de se relacionar com seus compradores e, é claro, o modo mais eficiente de lidar com seus anseios.

8 características para ficar de olho

As organizações enxergaram a viabilidade de usar métodos tecnológicos para melhorar o processo de compra dos consumidores. Vamos conferir algumas características do Big Data?

1. Previsão de demandas

2. Estratégias de marketing

3. Fidelização dos clientes

4. Otimização de processos

5. Redução de custos

6. Aumento das vendas

7. Economia de tempo

8. Melhora na tomada de decisões

Não há dúvidas que o Big Data revolucionou a rotina de trabalho tradicional, cooperando para melhorar faturamentos, resultados e a relação marca x cliente. Recursos inovadores foram empregados para aprimorar a experiência do consumidor, como a utilização de um ERP qualificado para auxiliar a gestão empresarial. Com essa observação, pode-se realizar uma avaliação minuciosa para identificar o melhor caminho a seguir, aproveitar os dados de maneira inteligente e ampliar a receita.

A ideia por trás dessa verificação é encontrar padrões comportamentais que serão monitorados e, assim, tomar decisões de forma acertada. Essa ferramenta ainda permite aos negócios maior controle das soluções executadas. Gostou das nossas dicas? Então, fique sempre ligadinho aqui no nosso blog para conferir muitos conteúdos sobre tecnologia!